quinta-feira, 12 de junho de 2008

Objetos de aprendizagem

Na apresentação do objeto de aprendizagem foi possível notar o quanto é importante estamos preparados para uma aula.Não só como um dever e sim como a preocupação do que estamos levando para os nossos alunos, ter a certeza de que em alguns casos existem alunos que tem o professor como referencia. Claro que não é só isso...
E o quanto é importante a preocupação no contudo que passaremos para os alunos.
O objeto tem que ser simples e ao mesmo tempo cheio de contudo de forma que fixe o conhecimento de maneira prazerosa, pois só assim conseguimos atingir o nosso objetivo.

Temos que deixar de ter a pretensão de mudar o aluno e sim aproveitar tudo que temos para direciona-lo na vida.
E a educação quando é bem aplicada amplia os horizontes .
E com a ajuda dos recursos tecnologicos os já reconhecidos e aplicados objetos de aprendizagem também permitem a construção de contextos digitais para os conteúdos que serão explorados. Esses materias servem para fazem uso de uma série de ferramentas tecnologicais, tais como música, desenhos, gráficos, simulações, jogos etc. Esses materiais permitem aos alunos traçar mais facilmente uma relação entre determinado conteúdo e suas aplicações práticas e enxergar a interdependência das várias disciplinas. O ciculo da água , por exemplo, deixa de ser uma seqüência de setas, e passa a ser a base para uma atividade cotidiana representada pelo objeto e que o aluno possa de fato entender de forma dinamica e visivel o que ocorre não só na área de ciências e sim em todas as matérias .
Vejo que o qunto é veloz as novas tecnologias e informações digitais, e tem muito alunod s que interagrm com muita facilidade e é de extrema importancia que a tecnologia não seja só ultilizada para diversão e sim principlamente para o conhecimento.
Devemos da um basta a decorepa e sim a forma de educar que seja de verdade aproveitada pelo aluno e que de verdade as aulas sejam atrativas e participativas. Acredito que assim será possivel diminuir a evasão escolar que a cada dia que se passa estar cada vez maior.
Os objetos são flexíveis. E o aluno tem a possibilidade de manusear o objeto o ciclo de vida de uma estrela. A estrela nasce, vive e morre em um período de milhões ou bilhões de anos. O aluno pode visualizar esse processo através de linhas do tempo, inclusive relacionando as escalas temporais com a da formação dos planetas, do próprio universo, ou do surgimento da vida. Pode também usar classificadores para entender que tipo de matéria ou partículas existem em cada momento. Para isso pode também ver como são as reações através de simuladores. o mais interssante de tudo é que o objeto de aprendizagem pode ser usados em toda os niveis de ensino como já disse de forma bem diferente da tradicional.
É claro que o uso dos objetos tem que serer feito deum ,forma que os alunos também sejam autores dos de objetos de aprendizagem, provavelmente haveria uma melhor qualidade no ensino e aprendizagem e conseguentemente com um mair indice de aproveitamento. Isso acontece porque esse projeto envolve alguns dos conceitos que se tornaram paradigmáticos no mundo atual: o aluno participa ativamente da construção do seu próprio conhecimento e do conhecimento coletivo; envolve processos colaborativos numa comunidade de aprendizagem; permite que os alunos trabalhem com problemas abertos onde escolhem os assuntos e definem o nível em que são capazes de desenvolver; fazendo uso das novas tecnologias têm motivação e se preparam para a vida digital de forma atuante e praserosa .

2 comentários:

Bonilla disse...

Paula,
usar objeto de aprendizagem apenas para fixar o conteúdo já dado é um reducionismo muito grande das potencialidades dos mesmos.
Lembre-se que foi pedido um trabalho com 3 partes: 1. o conceito de OA (vc não trouxe); 2. as potencialidades dos mesmos para a educação (vc não explora este tópico devidamente); 3. a análise de um OA (vc também não trouxe)
Faça o trabalho com urgência!

Bonilla disse...

Paula,
este é o ensaio ou o trabalho sobre objeto de aprendizagem?
Pelas idéias, considero este o ensaio.
Então, está faltando o trabalho, com 3 partes: 1. o conceito de OA; 2. as potencialidades dos mesmos para a educação; 3. a análise do OA que vc apresentou em aula
Faça isso com urgência!!!!